Qual é o papel do psicólogo clínico?

O que faz o psicólogo clínico?

O psicólogo clínico é um “médico da alma”. Ou seja, graças à sua vocação e à sua formação ele estará preparado para auxiliar as pessoas que o procuram a resgatarem, ou a conquistarem pela primeira vez, o contato delas consigo mesmas. Ele faz isso utilizando conversas e, principalmente, por meio de um intenso interesse que  é capaz de manter pela pessoa humana do paciente que está diante dele, com seus sofrimentos, angústias, contradições e particularidades.

Por que o seu trabalho é tão importante?

O trabalho deste profissional é essencial porque, no geral, o ser humano não lida muito bem com as suas emoções. Freud, fundador da psicanálise, descobriu que a nossa mente é regida pelo que ele chamou de “lei da inércia”. Isso quer dizer que tendemos sempre a evitar entrar em contato com situações e emoções que nos traga desconforto, incômodo ou dor (física ou mental). Na prática, isso significa que quase sempre estaremos tentando “jogar para debaixo do tapete” aquelas emoções que nos incomodam.

O psicólogo irá fazer o contrário disso: ele estará preparado não só para te ouvir (como faria um amigo, por exemplo), mas também para ajudar você a aprender a acolher suas emoções, agradáveis e desagradáveis. Também irá te auxiliar mostrando aspectos de você mesmo que não teria condições de descobrir sozinho. Nós não somos bons em julgar a nós mesmos, embora o ser humano quase sempre tem a ilusão de que conhece bem a si mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s